Prefeiura Municipal de Tabapuã
  • Convocação
    Professor
    Convocação

    Ficam convocados os candidatos classificados no Processo Seletivo 01/2022 para comparecerem no dia 17/05/2024, às 08h00 para a atribuição de classe e/ou aulas em substituição.
    +Detalhes
  • Concurso Público
    01/2022
    Convocação

    Ficam convocados na forma legal, para comparecerem no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Tabapuã, Estado de São Paulo, situada na Av. Rodolfo Baldi 817, no prazo de 05 (cinco) dias úteis...
    +Detalhes
  • Aviso de
    Licitação
    Licitação

    Pregão Eletrônico 07/2024 - Aquisição de utensílios para cozinhas das Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Tabapuã.
    +Detalhes
  • 1
  • 2
  • 3

O mês de maio é conhecido como “Maio Vermelho”, com a intenção de levantar mais conhecimento e atenção sobre a hepatite. 

A hepatite infecciosa é uma inflamação do fígado que pode ser causada por cinco principais tipos de vírus, chamados de tipos A, B, C, D e E (sendo as do tipo A, B e C as mais frequentes). 

As hepatites A e E são normalmente causadas pela ingestão de alimentos ou água contaminadas. As hepatites B, C e D geralmente são transmitidas pelo contato com fluídos corporais de pessoas infectadas (transfusão de sangue, procedimentos médicos invasivos usando equipamentos contaminados, da mãe para bebê no nascimento – no caso da hepatite B – e também por contato sexual). 

Os tipos B e C levam a doenças crônicas centenas de milhões de pessoas e, juntos, são a causa mais comum de cirrose hepática e câncer. 

As hepatites são doenças que nem sempre apresentam sintomas. Quando aparecem são: icterícia (amarelecimento da pele e dos olhos), urina escura, fadiga extrema, náusea, vômito e dor abdominal. 

O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado. Por isso, é importante realizar os exames, através de testes rápidos, que fornecem o resultado na hora, ou exames laboratoriais. No Brasil, os testes rápidos para os tipos B e C estão disponíveis nos serviços públicos de saúde para todas as pessoas. Se ela tiver mais de 40 anos, é importante fazer o teste de hepatite C, pois a pessoa pode ter sido exposta ao vírus durante a juventude.