• 1
  • 2
  • 3

UBS realiza ação para combater o Pé Diabético

Avaliação dos pacientes com lesões ou calos nos pés

Pessoal, agora o assunto é sério!

A Prefeitura de Tabapuã, por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF) fez uma parceria com os docentes do curso de podologia do SENAC de Catanduva para avaliar no município os pacientes que possuem lesões e calos nos pés.

O objetivo da ação é combater o Pé Diabético, uma complicação da doença chamada Diabetes Mellitus, que ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve úlcera (ferida). Seu aparecimento pode ocorrer quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia são mal controlados.

É uma doença muito séria e os ferimentos nos pés devem ser tratados rapidamente, para que a situação não se agrave! Em última instância, pode ser necessária a amputação do membro afetado.

Caso você ou alguém que conheça possua machucados e feridas nos pés, faça a avaliação. É muito importante! Mais informações com a enfermeira Marcela da Estratégia de Saúde da Família ou com o Ademir, na UBS.

Importância do aleitamento materno

24 de agosto é o Dia da Infância. A data tem o propósito de promover uma reflexão sobre as condições em que as meninas e meninos vivem no mundo inteiro. É muito importante trabalharmos para garantir as melhores oportunidades para o desenvolvimento das crianças. Ações públicas que possam melhorar a vida dos pequenos, como a nova EMEI, que em breve será inaugurada, são uma parte do que pode ser feito pelo poder público. Ao falar de infância, não podemos nos esquecer da importância da amamentação. Você sabia que o aleitamento materno é a primeira e principal fonte de nutrição para os recém-nascidos e os bebes com menos de um ano?

O leite materno ajuda a prevenir doenças como o câncer, afastar infecções, blindar o coração, evitar a diarreia, desenvolver o sistema nervoso, reduzir o risco de obesidade, entre outras. Além de criar um vínculo de amor maravilhoso entre mãe e filho.

Participe da palestra sobre aleitamento materno, que será realizada no dia 27 de agosto, na UBS e tire todas as suas dúvidas, receba sugestões e confraternize com outras mamães.

Vamos manter o Sarampo fora de Tabapuã

A vacinação contra o Sarampo segue firme em Tabapuã! Nosso município está com a cobertura da vacinação acima da meta para a região e ainda não tivemos nenhum caso na cidade. São ótimas notícias. Porém, não podemos nos descuidar. O Sarampo é uma doença séria e muito contagiosa e todas as pessoas com menos de 60 anos devem ser vacinadas.

Além disso, o Ministério da Saúde passou a recomendar mais uma dose da vacina para as crianças entre 6 meses e 1 ano. Vamos manter o Sarampo fora de Tabapuã. Veja o recado da prefeita Maria Felicidade.

Agosto Dourado

Campanha Agosto Dourado

Agosto é o mês mundial do aleitamento materno!

Por isso, a Prefeitura Tabapuã e a Secretaria de Saúde realizarão um encontro sobre a importância da amamentação. O evento contará com uma palestra da pediatra Dra. Célia, acompanhada por uma equipe multidisciplinar.

Você sabia que a amamentação previne doenças nos bebes e também nas mamães? Pois é!

Venha aprender mais sobre o aleitamento materno no dia 27 de agosto, as 11h30, na Unidade Básica de Saúde.

Amamentar vale ouro!

Previna-se: vacina contra o sarampo disponível na UBS

Mão de criança com sintoma de sarampo

O Centro de Saúde de Tabapuã disponibiliza a vacina para o Sarampo para crianças a partir de 1 ano até adultos com menos de 60 anos, ainda não vacinados. O sarampo é uma doença perigosa e infelizmente alguns casos foram registrados em nossa região. Leve sua carteirinha de vacinação na UBS. Horário: segunda a sexta-feira das 7h00 às 19h00.