• Terapeuta
    Ocupacional

Fica convocada na forma legal, para comparecer no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Tabapuã, Estado de São Paulo, situada na Av. Rodolfo Baldi 817, no prazo de 05 (cinco) dias úteis...

O documento vai facilitar a identificação da pessoa com TEA e seus responsáveis propiciando mais rapidez no atendimento aos serviços públicos de saúde, educação e assistência social. Para obter a identificação especial, o interessado deve acessar o portal Ciptea (https://ciptea.sp.gov.br) ou entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação (Ganha Tempo), através do telefone (17) 3562-1094 e/ou (17) 99603-5758 para maiores esclarecimentos.

Para obter a identificação especial, o interessado deve acessar o portal Ciptea, criado pela Prodesp, fazer um cadastro e apresentar o laudo médico e uma foto. Equipes da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo vão receber e avaliar as solicitações que, quando aprovadas, possibilitarão que o usuário faça o download do documento oficial para impressão no conforto de sua casa.

Lei Romeo Mion

Baseada na Lei n° 13.977/2020, a Lei Romeo Mion, a CIPTEA é um documento que permite ao autista ter assistência integral, pronto atendimento e acesso prioritário nos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

De acordo com a lei, “a CIPTEA terá validade de 5 (cinco) anos, devendo ser mantidos atualizados os dados cadastrais do identificado, e deverá ser revalidada com o mesmo número, de modo a permitir a contagem das pessoas com Transtorno do Espectro Autista em todo o território nacional”.

O autismo, cientificamente conhecido como Transtorno do Espectro Autista, é uma síndrome caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento, geralmente, diagnosticada entre os 2 e 3 anos de idade.

Esta síndrome faz com a criança apresente algumas características específicas, como dificuldade na fala e em expressar ideias e sentimentos, mal-estar em meio aos outros e pouco contato visual, além de padrões repetitivos e movimentos estereotipados, como ficar muito tempo sentado balançando o corpo para frente e para trás.

Alguns dos sintomas e características mais comuns:

Dificuldade na interação social, como contato visual, expressão facial, gestos, dificuldade em fazer amigos, dificuldade em expressar emoções;

Prejuízo na comunicação, como dificuldade em iniciar ou manter uma conversa, uso repetitivo da linguagem;

Alterações comportamentais, como não saber brincar de faz de conta, padrões repetitivos de comportamentos, ter muitas "manias" e apresentar intenso interesse por algo específico, como a asa de um avião ou uma música por exemplo. Normalmente quando se interessam por determinado assunto, pesquisam e procuram descobrir o máximo de coisas possíveis relacionadas a isso.

Estes sinais e sintomas variam de leves, que podem até passar despercebidos, mas também podem ser moderados a graves.