Prefeiura Municipal de Tabapuã
  • Vacinação
    contra gripe
    Vacinação

    A vacinação contra a gripe foi ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade. A campanha acontece na UBS de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h.
    +Detalhes
  • Maio
    Amarelo
    Maio Amarelo

    O Movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo incentivar a realização de ações e campanhas coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, com foco na segurança viária e na prevenção de acidentes...
    +Detalhes
  • Projeto
    Girassol
    Projeto Girassol

    No último dia 16 de abril, o Teatro Gigi, em Tabapuã, foi o palco de um momento emocionante e promissor para a comunidade. Ali, reuniram-se corações comprometidos...
    +Detalhes
  • 1
  • 2
  • 3

Prefeitura da destaque para o Museu Municipal “Izabel Margarida Lerro Ortenblad” e também para o Museu da Roça

Comemorado em todo o mundo, anualmente, o Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 através da iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM), um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), atribuindo ao 18 de maio sua data celebrativa. No Brasil este dia coincide com a celebração da Semana Nacional de Museus que, neste ano, será realizada de 15 a 21 de maio.

O objetivo da data é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os espaços culturais onde são apresentadas exposições de obras artísticas sobre os mais variados temas, estilos e épocas, seja de arte moderna, clássica ou contemporânea.

A Prefeitura de Tabapuã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, anuncia o Museu Histórico Municipal "Izabel Margarida Lerro Ortenblad", localizado no subsolo do Centro Cultural "Flávio Rangel", prédio esse que leva o nome do patrono da nossa cultura. Um espaço para preservar a memória da cidade e das pessoas que ajudaram a construí-la, focando no resgate do legado de povo tabapuanense. Além desse museu público, Tabapuã possuiu vários outros museus na cidade, destacamos na data de hoje o Museu da Roça "Professor Mario Tertuliano Jardim Ornellas", espaço de iniciativa privada onde o visitante que tem suas raízes na roça, certamente se identificará, pois encontrará no museu fragmentos, muita história e um pouquinho da vida no campo. Também aqueles que não tem conhecimento da cultura caipira ou então gostam mais não são oriundos da roça, poderão achar no museu algo que irá agradá-lo, pois existe ali também o propósito de repensar o passado na roça através da análise do que está acontecendo no campo nos dias de hoje. O artesanato, as iniciativas coletivas (associativismo), o enfrentamento da monocultura da cana, isto é, o repensar e o reinventar as coisas da roça são preocupações constantes.