• Carnaval 2020
  • Biografia Padre Osvaldo
  • Projetos Culturais e Oficinas 2019
  • Confira os melhores momentos do Carnaval Tabapuã 2020
  • Biblioteca Municipal recebe o livro autobiográfico do Padre Osvaldo
  • Encerramento dos Projetos Culturais e Oficinas 2019

Identificamos quatro produtos que são produzidos exclusivamente em Tabapuã e se destacam como um comércio com potencial turístico diferenciado, listados a seguir.

Luthier Marco Padula

O Luthier tabapuanense confecciona instrumentos musicais há 14 anos em sua oficina localizada em sua residência. O Sr. Marco Padula ganhou grande destaque por ser o responsável pela confecção dos instrumentos do famoso violeiro Almir Sater e atualmente recebe encomendas de artistas.

O atendimento é personalizado, através do telefone, facebook ou presencial em seu ateliê. O cliente pode escolher a cor da madeira, os fios, parafusos, cor da caixa, tecido, modelo e formas do instrumento. A produção de um instrumento demora em média de 2 a 3 meses para confecção.

Seus instrumentos são entregues para todo o país e exterior, foram enviados para o Estados Unidos e Europa.

O ateliê localiza-se na Rua Olinda Lopes Machado, 546, Cohab II e, atendimento pelo telefone (17) 99189-8659 ou 3562-7510.

Casa de Carnes Gandolfo

A tradicional casa de carnes de Tabapuã é administrada pela família Gandolfo desde 1977. Além dos produtos tradicionais da casa de carnes, seu produto de destaque é a linguiça de pernil de porco artesanal feita baseada na receita tradicional da família.

Segundo relata a família o diferencial da linguiça é que durante a produção do produto não há adição de conservantes e utilizam a quantidade exata de temperos, listada na receita original da família, garantindo assim o sabor e a qualidade do produto.

A casa de carnes está aberta nos seguintes horários: terça a sábado atende das 8h às 12h e das 13h30 às 18h30 e aos domingos das 8h às 12h. Situado na Avenida Dr José do Valle Pereira, nº 1087 – telefone (17) 3562-1228 e 99148-8715.

É possível consumir a linguiça no tradicional lanche comercializado no Bar do Profeta, localizado na rodoviária de Tabapuã, e mencionado no item de oferta de alimentos e bebidas.

Empório Santa Lucia - “Venda do Polidoro”

O empório Santa Lucia é conhecido em Tabapuã por “venda do Polidoro” devido a primeira família proprietária do estabelecimento em 1943.

Em 1982 o empório foi comprado pelo atual proprietário que, ainda mantêm o mesmo modelo de administração da família. A nova administração conta em seu quadro de funcionário com 6 colaboradores.

A venda de “secos e molhados” ainda é realizada da maneira antiga, onde a compra de cada família é anotada em uma caderneta que no final do mês paga o montante.  Os produtos comercializados são diversos, como vassoura de palha, doces caseiros, artigos de armarinho, itens de higiene pessoal, material de limpeza.

A fachada e o interior do empório permanecem o mesmo desde 1943. A arquitetura característica de empórios típico de cidades do interior atrai a atenção de turistas que passam pela rua do centro de Tabapuã.

Localizado na Avenida João Mauricio, nº 7722 – Aberto todos os dias das 8h às 18h.

Licor de Jabuticaba

No ano de 1925 a família Alves de Toledo iniciou a plantação de jabuticaba no pomar de sua propriedade rural. Com a grande quantidade produzida no ano de 1930, a senhora Jordelina Alves de Toledo desenvolveu um licor de jabuticaba que era degustado somente pela família, após as refeições e servido para amigos.

Em 2010, seu neto, o senhor José Antônio Carbonera, encontrou a receita criada pela avó e começou a reproduzir e, engarrafar para degustação de sua família e também para presentear amigos.

Porém com a grande aceitação e elogios, o senhor José Antônio passou a produzir em maior escala. O processo de fabricação e engarrafamento é realizado de modo artesanal pelo senhor José Antônio e sua esposa.

O Sítio Pau D’Alho possui atualmente 22 pés de jabuticaba. A safra das frutas ocorre nos meses de outubro e novembro. E produz, em média, 120 garrafas de licor anualmente.

Atualmente o licor pode ser encontrado: Casa de carnes Gandolfo (Rua Dr. José do Valle Pereira, nº 1087, Centro); Feira do Produtor Rural (aos domingos das 8h às 12h na Praça César de Carvalho); loja de bebidas Malte & Whisky (Rua Silva Jardim, 2708, Centro, São José do Rio Preto) e no Sítio Pau D’Alho (Vicinal Tabapuã/ Uchoa KM 1 (entrada à direita) ou pela Vicinal Tabapuã/ Estrela KM 4,5 (entrada à direita) + 1km).