O que é a Ouvidoria Municipal?
A Ouvidoria Municipal é o canal oficial de diálogo entre você, cidadão, e a Administração Pública. Ela funciona como uma "ponte" que leva a voz da população para dentro da Prefeitura, garantindo que suas opiniões sejam ouvidas e consideradas.
O objetivo principal da Ouvidoria não é apenas receber mensagens, mas agir para melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados na cidade.
Para que serve a Ouvidoria?
Você pode entrar em contato com a Ouvidoria para registrar cinco tipos de manifestações:
Sugestões;
Elogios;
Solicitações;
Reclamações;
Denúncias.
Como funciona?
Após receber a sua mensagem, a Ouvidoria analisa o caso e o encaminha diretamente para o setor responsável (como Saúde, Obras ou Educação). Ela acompanha o andamento do pedido, cobra uma solução dentro do prazo legal e, ao final, responde a você com o resultado.
Quando acionar a Ouvidoria?
A Ouvidoria deve ser procurada, preferencialmente, quando você já tentou resolver o problema diretamente no setor competente ou no protocolo da Prefeitura e não obteve sucesso ou resposta. Ela atua como uma "segunda instância" para defender os seus direitos.