
Os escorpiões são animais peçonhentos, que injetam veneno através do ferrão localizado na ponta da cauda. Algumas espécies possuem veneno altamente perigoso, capaz de causar complicações graves e até levar à morte.
Esses animais se adaptam facilmente a áreas urbanas, escondendo-se em frestas de paredes e muros mal rebocados, entulhos, ralos, caixas de gordura, pilhas de madeira e locais úmidos e pouco iluminados. Além disso, alimentam-se principalmente de baratas - por isso, o combate a esses insetos é fundamental para reduzir o risco de infestação.
Como evitar acidentes:
O que fazer em caso de picada:
Cuidados extras e dicas importantes
Lembre-se: a picada costuma ser muito dolorosa, mas pouco visível. Se houver suspeita, procure atendimento médico imediatamente.
Algumas espécies se reproduzem de forma assexuada, ou seja, uma única fêmea pode gerar até 30 filhotes, facilitando infestações. Escorpiões possuem metabolismo lento, podendo ficar longos períodos escondidos sem se mover ou se alimentar.
Prevenção é a melhor forma de evitar acidentes! Mantenha sua casa limpa, livre de entulhos e insetos, e redobre os cuidados em áreas de risco.
