• 1
  • 2
  • 3

Secretaria de Saúde humaniza seus serviços e se aproxima ainda mais de pacientes

 

"Projeto dá atenção maior à pacientes com diabetes e hipertensão com visitas à suas casas, acompanhamento, entrega de Kits e medicamentos especiais."

 

Há praticamente um ano surgiu a ideia por alguns considerada como louca, mas mesmo assim foi posta em prática. Pouco a pouco o projeto foi crescendo e tomando proporções maiores, ganhando destaque e tendo resultados, surgia aí o projeto do “Hiperdia” na cidade de Tabapuã, criado pelos próprios funcionários, enfermeiros e médicos da Secretaria municipal de Saúde.

O projeto é simples a primeira vista, mas causa um resultado gigantesco na vida dos pacientes. Com o nome de “Hiperdia”, visa principalmente o público idoso com doenças como Diabetes e hipertensão (pressão alta). “Na maioria dos casos essas pessoas não sabem ou não conseguem se medicar como devem e acabam fazendo de maneira errada o que causa grandes prejuízos, por isso agora fazemos esse acompanhamento.” Afirma uma das responsáveis pelo projeto.

 

Com visitas as residências dos pacientes, enfermeiros e assistentes ensinam como tomar insulina sozinho, quais remédios tomar e em qual horário separando em caixinhas especiais, além do acompanhamento de nutricionista que faz o cardápio do que pode ou não pode conforme a situação financeira do paciente.

Para completar, pacientes diabéticos recebem totalmente de graça um Kit composto com medidor de glicose, Descarpack, tiras para a medição, lancetas e a caneta de aplicação e junto a isso tudo o acompanhamento pessoal e indicação de como o mesmo deve ser usado.

“Todos os pacientes tem uma carteirinha e é através dela que mantemos o contato e sabemos se a medicação está sendo tomada de maneira correta. Eles vem ao posto de saúde todos os meses com suas caixinhas, no qual separamos os remédios e assim sabemos se está tudo certo ou não. Com esse projeto e nossas visitas, conseguimos até descobrir outras doenças e assim tratá-las ou preveni-las.” Afirma